sexta-feira, 8 de junho de 2012

Nós fizemos histórias pra ficar na memória


Adoro os comentários do José Armando Vannucci, expert nos assuntos televisivos e no mundo do entretenimento em geral. Acompanho seu blog e gosto de assisti-lo no programa do Ronnie Von, "Todo Seu", nas noites de quarta-feira.


Nesta semana, Vanucci fez alguns comentários sobre a novela "Avenida Brasil". Eu já estava super a fim de falar dela aqui no blog, mas depois do que foi apontado no programa, o post se tornou concreto e cá estou.


(divulgação)

Como toda novela, sempre pegamos algumas falhas ou alguns detalhes que jamais seriam condizentes com a realidade. Mas de um modo geral, posso dizer que finalmente estou assistindo a uma novela que não me deixa pensando se no último capítulo eu irei me arrepender por tê-la acompanhado...


Com bem apontado pelo Vannucci, Avenida Brasil prende a atenção do telespectador principalmente por trazer em todo capítulo uma nova emoção, uma revelação. Conforme publicação de seu blog, "Avenida Brasil prova que novela boa é aquela que não enrola e surpreende todas as noites". (http://blog.jovempan.uol.com.br/parabolica/)


Claro que sendo entretenimento, sempre haverá quem critique o formato da novela, o tema ou até mesmo o costume do brasileiro de assistir novelas e discuti-las no seu dia a dia. Mas como os noveleiros são maioria no país, acredito que os altos índices de audiência que a novela vem atingindo só reforçam o interesse por um post que trate da novela mais assistida da TV brasileira atualmente.


Realmente, João Emanuel Carneiro, o autor da novela, encontra-se numa fase extremamente confortável, talvez a melhor de sua carreira. Parece não ter medo de revelar os segredos da novela em cada novo capítulo apresentado. Tem se mostrado um especialista da dramaturgia, despertando cada vez mais o interesse do telespectador em acompanhar sua obra.


Seus textos fazem o público pensar e criar teorias a respeito da trama. Cabe ao espectador ser atento e perceber cada pequeno detalhe que lhe é passado.


Um exemplo disso, que eu particularmente achei incrível, foi a ideia do autor de utilizar o enredo de livros para que a personagem Nina fosse sutilmente demonstrando a Tufão o que ocorre a sua volta. Destacar clássicos como "Madame Bovary" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas" na novela é instigar o público a raciocinar com o personagem Tufão, a interagir ainda mais com a trama.


O enredo combina uma direção impecável, fotografia cinematográfica em algumas tomadas, cronologia que envolve o público. Dia após dia, especialmente nas cenas dramáticas, "Avenida Brasil" consegue surpreender por apresentar um resultado perfeito entre direção e autoria.


Não se trata somente de texto de qualidade na novela, mas sim de um trabalho em equipe que vem desde a atuação dos atores às gravações das cenas em alta definição.


A novela tem apostado muito nos recursos de fotografia e filmagem para criar o clima especial que a rodeia. 


Se observarmos bem nas cenas exibidas, há toda uma preocupação com o foco da câmera, com a distorção da imagem de fundo para dar destaque à imagem frontal, ou mesmo com a distorção proposital da primeira imagem para que, ao fundo, nos surpreendamos com a imagem de um dos personagens, que acompanha a cena à espreita.











Segundo informações de sites especializados, sabe-se que o elenco da novela tem levado o dobro do tempo nas gravações justamente por conta desta manipulação de imagem. Uma novela tradicional seria gravada num tempo consideravelmente inferior. Mas o resultado tem sido bom, agradável ao público, uma vez que lhe tem sido apresentada uma novela com um resultado fotográfico extremamente atraente.


Por isso, merece destaque mais uma vez o comentário de Vannucci, ao apontar que essa preocupação com a exibição das imagens tem revelado "um pouco de arte em algo tão industrializado como as novelas brasileiras".


Eu aplaudo de pé.


Imagens dos seguintes sites:
http://www.paraiba.com.br/2012/03/18/50177-avenida-brasil-confira-quem-e-quem-na-proxima-novela-das-21h
http://www.ospaparazzi.com.br/novela/avenida-brasil-rita-promete-vinganca-a-carminha-7829.html
http://www.guiadasemana.com.br/em-casa/noticia/novela-avenida-brasil
http://www.famososartistas.com/novela-avenida-brasil-nilo-descobre-mentira-de-rita-e-betania-16254
http://www.fashionbubbles.com/arte-e-cultura/avenida-brasil-saiba-tudo-sobre-a-nova-novela-da-globo/

Mais informações a respeito das obras literárias apresentadas pela personagem Nina ao personagem Tufão:
http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/noticia/2012/05/em-avenida-brasil-nina-da-dicas-de-leitura-para-o-personagem-tufao-3764032.html

Música que cede título ao post: "Depois" - Marisa Monte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!