quinta-feira, 7 de junho de 2012

Chove chuva...

Chove sem parar...

Pois é, a realidade de São Paulo nos últimos dias tem sido de muita chuva, com todas as conseqüências que normalmente se agregam à chuvarada...

Trânsito, acidentes, alagamentos, enfim... Os moradores de São Paulo já estão acostumados com essa realidade, não se surpreendendo mais com nada disso.

Entretanto, hoje, Corpus Christi, a chuva trouxe uma conseqüência inesperada: foi cancelada a celebração da data com a confecção do tapete de serragem em Santana de Parnaíba. 

O tradicional tapete de serragem em comemoração ao Corpus Christi (tradução do latim para 'Corpo de Cristo') ocorre há 44 anos na cidade, e pela primeira vez deixará de encantar os milhares de fiéis que, ano a ano, visitam a cidade nesta ocasião. Neste ano, a cidade previa receber 50 mil fiéis no feriado religioso.

Diante das preparações para a comemoração do Corpus Christi, de toda a infraestrutura que é montada para a realização do 'evento', bem como toda a programação criada em conjunto com a Paróquia e a Prefeitura de Santana de Parnaíba, a cidade carrega o título de maior manifestação de religiosidade do Estado de São Paulo.

(divulgação - www.parnaibaweb.com.br)

Por isso, me peguei pensando na imensa frustração que os moradores e visitantes devem estar sentindo por não conseguir cumprir a tradição da cidade.

A cidade, ao longo de sua história, sempre destacou o feriado religioso. Há registros de que até 1968, ano no qual o tapete de serragem passou a enfeitar as principais avenidas da cidade, as ruas e residências de Santana de Parnaíba, com suas janelas ornamentadas, ostentavam flores vermelhas de São João, muito comum nos meses de julho e julho, tradição que perdura até hoje.


A montagem dos tapetes é realizada por voluntários, envolvendo cerca de mil pessoas da comunidade católica da cidade e paróquias da região. Após as missas na Igreja Matriz e a Campal, a romaria de fiéis se dá sobre esse tapete artesanal. Normalmente, o tapete tem em torno de 850 metros de extensão, contando com um total de 60 quadros reproduzidos.

Ainda não tive o prazer de conhecer a cidade durante a festividade do Corpus Christi. Estive em Santana de Parnaíba há muitos anos, e durante a noite, assim, não tenho grande noção de como é esta peculiar cidade do interior, a 35 km de São Paulo.

Entretanto, a notícia do cancelamento da montagem do tapete e a pesquisa a respeito da tradição que ele carrega (para escrever este post) me deu uma imensa vontade de participar da festividade no próximo ano. É bonito fazer parte de tradições, independentemente da fé que carreguemos. Católicos ou não, creio que assistir essa demonstração de religiosidade e respeito ao feriado católico só nos acrescenta, em termos de cultura, em termos de espiritualidade. Fora que é gostoso fazer parte de algo grandioso assim, não?

Essa tradição existe em diversos Estados do Brasil e até mesmo em outros países, como é o caso do Panamá, Bélgica, Itália, Espanha, Portugal, entre outros. Mais informações, bem como fotos da comemoração de Corpus Christi em outros lugares do mundo podem ser visualizadas em http://viajeaqui.abril.com.br/materias/fotos-tapetes-corpus-christi?

Mas como paulistana que sou e apaixonada pelo meu Estado, dou todo o destaque à romaria sobre o tapete de Santana de Parnaíba, como forma de homenagear os envolvidos na tradição, especialmente diante do imprevisto deste ano.

Por isso, fiz uma seleção de fotos do tapete de serragem retratando as passagens do Velho e Novo Testamento e da romaria de fiéis, tentando compensar um pouco a ausência da tradição neste 2012.








Fotos disponíveis nos seguintes sites:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!